Piso industrial de alta resistência

Execução

Preparação do subleito

Caracterização mecânica do subleito e granulométrica, considerando limites de Atterberg, compactação e California Bearing Ratio (CBR) ou Índice de Suporte Califórnia (ISC); o subleito é o solo de apoio do piso. [/bscolumns]

Preparação da sub-base

Caracterização mecânica, granulométrica e CBR devem estar em conformidade com a especificação do projeto; na sub-base é empregada brita. Camada de deslizamento Colocação de uma manta de polietileno em toda área a ser concretada, com a finalidade de reduzir os efeitos do atrito entre a placa e a sub-base e evitar perda de pasta de cimento do concreto para a sub-base. Outra função, juntamente com a camada de brita, é evitar que eventual umidade ascendente do solo atinja o piso, pois em casos de pintura do piso pode ocorrer o deslocamento da pintura em razão dessa umidade ascendente.

Armaduras

O uso de armadura em tela soldada tem como objetivo o reforço estrutural no caso dos pisos industriais ou pavimentos de concreto. Barra de transferência e de ligação são utilizadas, respectivamente, para transferência de carga e ligação das placas de concreto. As armaduras estruturais especificadas no projeto também são consideradas para minimizar o efeito da retração do concreto, evitando-se fissuras de retração. Para as barras de transferência podem ser utilizadas barras lisas de aço com seção transversal circular ou quadrada, conforme especificação da NBR 7480 2007 Aço Destinado a Armaduras para Estruturas de Concreto Armado – Especificação Após Instação das barras, deve-se garantir a sua imobilidade durante a execução do piso industrial. As telas de aço soldadas utilizadas para armação do concreto devem atender a NBR 7481.1990 Tela de Aço Soldada – Armadura para Concreto. A armadura deve ser construidada por barras com o diâmetro, espaçamento e comprimento definidos no projeto, estando limpas e isentas de óleo ou qualquer substância que prejudique sua aderência ao concreto.

Concreto – dosagem

O concreto em geral deve atender aos requisitos apresentados na tabela 1.Dependendo das condições específicas outros requisitos podem ser estabelecidos. O piso deve apresentar o mínimo de fissuras possível, evitando-se empenamentos nas bordas. Deve ser definido um traço de concreto que garanta o mínimo de exsudação, segregação e retração, com adequada trabalhabilidade. No caso de piso de concreto para tráfego de veículos, por exemplo, são estabelecidos requisitos como superfície lisa, densa e resitente.

Características técnicas

As placas de concreto armado para piso com emprego de tela dupla podem apresentar dimensões de até 12 m de largura por 12 m de comprimento respeitando a espessura mínima de 13 cm. Para dimensões devidas as cargas atuantes. Os materiais utilizados na execução do piso são os seguintes brita, empregada como lastro, manta de polietileno (lona preta), empregada sobre a brita, espaçadores plásticos, tela de aço eletrossoldada; espaçadores metálicos teliçados; barras de transferência lisas, banas de ligação; poliastireno expandido (EPS), utilizado nos encontros das placas de piso com paredes e pilares para permitir a movimentação por efeito higrotérmico; agentes de cura ou de proteção para cura eventuais endurecedores e selantes para juntas.

O sistema construtivo para pisos industriais de alta resistência engloba as seguintes etapas
Projeto
Preparação do subleito
Preparação da sub-base
Camada de deslizamento
Armaduras
Concreto lançamento, espalhamento e adensamento
Concreto nivelamento e acabamento superficial
Concreto: planicidade e nivelamento
Concreto cura
Juntas
Controle tecnológico

projeto engloba estudos geotécnicos, como sondagem e ensaios de solos, análise das condições carregamentos estático e dinâmico, concepção arquitetônica, estudos de layout e dos tipos de equipamentos rolantes sobre o piso.

Descrição do sistema

Piso constituído por placas de concreto armado com telas soldadas, posicionadas a 30 mm da face superior ae 25 mm da face inferior, unidas com barras de transferência em juntas condutivas ou serradas. O uso de armaduras compostas por telas soldadas, em pisos industriais, tem como finalidade o reforço estrutural e/ou combate as fissuras de retratação do concreto. Para transferência de cargas e ligação entre as placas de concreto são utilizadas armaduras denominadas, respectivamente, barras de transferência e barras de ligação. O sistema é empregado em indústrias, estacionamentos, depósitos, armazéns, quadras esportivas, pátios de carga e descarga, estradas, aeroportos, postos de gasolina, entre outros.

Concreto – execução

O controle do lançamento e espalhamento é realizado para garantir a homogeneidade da mistura de concreto. O transporte é realizado por equipamento capaz de evitar segregação da mistura. É importante exigir fornecimento contínuo do concreto para evitar problemas como juntas frias ou emendas de acabamento. O espalhamento é realizado com o auxílio de ferrmantas manuais ou por máquinas. O concreto é distribuido em excesso por toda a largura da faixa em execução e nivelado a uma altura conveniente para que, após as operações de adensamento e acabamento, qualquer ponto do pavimento tenha a espessura de projeto. O adensamento é realizado por vibração superfícial com o uso de equipamentos como o Vibro Strike, régua vibratória ou Laser Screed. Após essas etapas é verificada a regularidade altimétrica longitudinal e transversal da superficial do concreto deve proporcionar uma superfície densa, com resistência mecânica, resistência a abrasão e durabilidade, além de textura adequada a utilização do piso. As operações de acabamento são executadas, sequencialmente, em tempo adequado dentro do período de endurecimento do concreto. O acabamento e posterior tratamento superficial, bem como as exigências de planicidade e nivelamento, determinam o tipo de equipamento e número de operações de acabamento necessários.

PARÂMETROS MÍNIMOS DA DOSAGEM DO CONCRETO PARA PISOS
INDUSTRIAIS
 
ParâmetroLimíte mínimo
Resitência característica à compressão (fx)30 MPa
Resistência média à tração (1m)4,2 MPa
Consumo mínimo de cimento350 kg/m3
Relação a/c máxima0,50
Abatimento100 ± 20mm
Teor de argamassa (em massa)48% a 52%

Industrias, estacionamentos, shoppings, galpões de pequeno, médio e grande porte, postos de gasolina, aeroportos, calçadas, fábricas, frigoríficos, armazéns, lajes, centros de distribuição e outros que necessitam de alta resistência e durabilidade.

Serviços:
Piso de Alta resistência protendido
Piso de Alta resistência em telas (Dupla e Simples)
Piso de Alta resistência em fibras (Aço e Sintética)
Piso Polido para Tilt-Up
Execução de Lajes de Concreto
Preenchimento de Juntas de Dilatação e Retração
Acabamentos Especiais para Piso de Concreto
Aplicação de Endurecedores Químicos
Pisos com Agregados Minerais e Naturais
Armação e colocação de Ferragens e Espaçadores

 

 

 

 

 

O seu email não será publicado. Os campos Nome e Email são obrigatórios